Aprendendo Fisica

Aprendendo Física em Redes de Colaboração

Use este espaço para nos contar suas dificuldades na hora de estudar aprender fisica!

Compartilhar

Responder esta

Respostas a este tópico

Comigo, a verdadeira questão não é uma real dificuldade na hora de estudar, nem de aprender. A questão é, por exemplo, representar o raciocínio na prova. Não consigo escrevê-lo no papel. As únicas coisas que escrevo no papel são as contas. Eu tenho uma verdadeira dificuldade em representar raciocínio.

Responder esta

Opa Gustavo!

Você pode treinar esta habilidade:

1 - Imgine algo fácil de fazer, por exemplo, colocar um cd-rom no aparelho de som para ouvir uma músics.
2 - Tente expressar(num texto) os passos que devem ser seguidos para fazer esta ação simples.
3 - Agora tente fazer o mesmo para um exercícios simples de física.
4- Vá sempre treinando.

Como andar de bicicleta, andar, beijar... no início parece difícil, mas se você treinar, com o tempo vai ficando mais fácil e natural.

abraços

Responder esta

O.O
Nossa, essa realmente eu nunca teria idéia de que poderia dar certo...

Vou começar a treinar isso. Realmente, parece ser uma boa tática.

Responder esta

Eu nunca tinha aprendido física no colégio nem nunca ainda feito disso algo como matéria mesmo (no nono ano foi praticamente nada), então acho eu não dizer ainda se eu tenho ou não dificuldades. De vez em quando eu ficava (e ainda fico às vezes) vendo meu irmão fazendo uns exercícios de física e pedia para ele me explica o por que de cada coisa (às vezes ele explicava, mas outras ele fica falando "Você vai aprender depois, mais tarde!!!").
Todos falam que eu sou bom em matemática (eu sei que sou...), mas foi por acaso.... foi digamos.... num certo dia percebi que era bom nisso.... e foi indo.... e acabei gostando na área de exatas....
Comigo, pra você ser bom em matemática, você só precisa entender o porque daquilo ou disso e assim por diante.
Então acho que eu não vou ter grandes problemas em física e outras matérias nessa área.

Responder esta

Legal seu depoimento Rodrigo!

Entender o porque é motivador e a chave para se aprender qualquer coisa :-)

Responder esta

Até que não. Se você entender os conceitos fica fácil e pra saber isso é exercício na veia. Mas, falando sério, física mudou minha vida. O lance de que tudo depende do referencial se aplica em praticamente tudo. E se você concordar com o Einstein e o paradoxo do relógio até o TEMPO depende do referencial, olha que profundo! Tõ pensando em criar uma comunidade no Orkut sobre isso. Ah, qualquer semelhança com o post da Amanda não é mera coicidência, eu tô do lado dela... hehehe.

Responder esta

Opa Isabel!

A física é muito interessante! Uma pena que o nosso curso seja mais teórico e menos prático... se pudéssemos fazer mais experimentos acho que você ficaria mais maravilhada ainda!

abraços

Responder esta

Até o presente momento, não tive dificuldades. Na minha opinião, o fundamental não é simplesmente saber para que serve uma fórmula e decorá-la. Acho que é importante entender como consegui chegar até esta fórmula. Se eu consigo deduzí-la, entendi a aplicação dela, e não a esquecerei mais.

Estou adorando estudar física pois várias coisas cotidianas, como a simples queda de uma maçã (Newton que o diga!) possuem uma explicação bem racional. Eu começo a entender o que acontece à minha volta. Por exemplo, por que quando o carro freia nós somos jogados para frente? É interessante saber o motivo disso acontecer...

A idéia mais interessante, na minha opinião, foi a do referencial....
Ás vezes, até brinco com a Isabel (102) que realmente tudo depende do referencial. Até em Filosofia aplicamos o conceito, pois o mundo pode ter sido criado de várias formas, porém, a em que acreditamos dependerá da nossa posição em relação ao mundo, do nosso ponto de vista, do nosso referencial...

O estudo da Física não é complexo como eu imaginava... Se acompanharmos e não deixarmos virar uma bola de neve fica bem tranquilo...
Sob certos aspectos, concordo com o Gustavo pois em alguns exercícios de física, o raciocínio lógico fala mais alto e a gente não aplica a fórmula conveniente, apenas deduz mentalmente... Porém, como disse inicialmente, é importante saber justificar nossa aplicação...

Bom, não vou me estender muito pois percebi que já me empolguei demais aqui... hehehe

Até mais!

Responder esta

Opa Amanda!

Quem bom que você não está com dúvidas... uma boa maneira de se aprender mais sobre algo é explicar isto para alguém.

Se você puder ajudar algum colega com dúvidas, aprenderás mais ainda!

[]´ s

Responder esta

nem tenho, mas querem uma dica, é infalível ?!

tem duas opções, ou você faz exercícios que é um porre e t dá sono ou dor de cabeça; ou você faz exercícios que é muiito legal e divertido !

ushashauhsauhush

beiijos.

Responder esta

Essa dica é matadora!

bjs

Responder esta

tambéém acho !
a melhor das melhores .!!
;D

beiijão.

ps. que idiota, tô na aulaá !
xD