Aprendendo Fisica

Aprendendo Física em Redes de Colaboração

Use este espaço para nos contar suas dificuldades na hora de estudar aprender fisica!

Compartilhar

Responder esta

Respostas a este tópico

Tenho facilidade com ciencias humanas, e dificuldade com exatas, mas sempre me interessei por ciencia e tenho vontade de me tornar cientista, não sei porque... Leio e assisto muitos documentários sobre tópicos avançados de física como teoria das cordas, supercondutividade, etc. Porém, detesto cálculo e se eu quizer ingressar em uma carreira academica terei de encará-los de uma forma ou de outra, o que faço?

Responder esta

Opa Rômulo,

A matemática é como andar de bicicleta ou fazer atletismo. No início pode parecer duro ou difícil, com o tempo e prática vai ficando mais fácil. Se é algo que gosta, acho que vale a pena investir.

abração

Responder esta

Eu tenho uma enorme dificuldade na hora de entender o que o problema esta pedindo, e saber qual a formula que tenho que utilizar, será que há algum jeito de aprender com mais facilidade.
Não tenho dificuldade em decorar as formulas isso é facil, mais quando e onde usa-las.

Responder esta

Opa Marcelo,

A compreensão dos enunciados é algo que se desenvolve com treino. Uma sugestão é tentar reescrever (mentalmente ou não) o enunciado tentando identificar o que se pede. Qual a grandeza física que se quer determinar.

Sabendo, quais os conceitos e grandezas que estão associados à pergunta. Com isto você determina qual a fórmula (ou as fórmulas) que serão necessárias.

É algo que tem que se treinar. Ler, rescrever, traduzir para a linguagem matemática, aplicar a equação (fórmula). Repare que não se trata de "só decorar a fórmula", mas entender o que cada parte dela significa assim como ela como um todo.

É 90% esforço e 10% genialidade!

abração

Responder esta

Prof....
O que acontece comigo é o seguinte....
Sou aluna do 3º ano do ensino médio,logo estou estudando eletricidade esse ano....
Em anos anteriores nunca demostrei problemas em fisica nao...
Mas esse ano estou desesperada...Pois estudo pra fisica,gravo as formulas, resolvo algumas atividades em casa e chega na hora da prova leio as questoes que estao na prova e simplesmente nao consigo desenvolver um raciocinio a cerca daquelas questoes que estao na prova...o resultado e sempre nota baixa....
O ano esta acabando e eu estou desesperada,nao sei o que fazer e nem sei mais como estudar...
Me ajuda..Me manda resp...Me mostra uma solução....
Obrigada pela atenção...
Ps:se possivel me manda resp por e-mail tb

Responder esta

Olá Tiali,

Gravar as fórmulas não significa que você entendeu a relação entre os conceitos físicos, nem - mais importante de tudo - que você entendeu os conceitos físicos.

Resolver um problema de física (exercício, prova, ou situação problema real) passa pelos seguintes passos (esquemáticos):
1 - Entender qual é o problema (o que se quer definir e/ou calcular).
2 - Quais as informações disponíveis (quais as grandezas que você conhece ou pode determinar direta ou indiretamente).
3 - Qual a relação física entre estas grandezas? Como se relacionam? Só aqui o uso da relação matemática entre elas é mobilizada. [Logo só gravar a fórmula, não é condição suficiente para resolver problemas de física, ainda que seja necessária para provas sem consulta!)
4 - Estratégia de resolução: Aqui não uma resposta única. A estratégia pode ser uma mera aplicação de fórmulas, uma análise da situação para escolha do melhor caminho a seguir, etc...

Óbvio que resolver exercícios e problemas diferentes nos prepara para a resolução de novos problemas.

Como último conselho diria que você deve se preocupar mais em entender e aprender do que com notas. Esta paranóia com notas atrapalha mais que ajuda.

abraços

Responder esta

Prof....
O que acontece comigo é o seguinte....
Sou aluna do 3º ano do ensino médio,logo estou estudando eletricidade esse ano....
Em anos anteriores nunca demostrei problemas em fisica nao...
Mas esse ano estou desesperada...Pois estudo pra fisica,gravo as formulas, resolvo algumas atividades em casa e chega na hora da prova leio as questoes que estao na prova e simplesmente nao consigo desenvolver um raciocinio a cerca daquelas questoes que estao na prova...o resultado e sempre nota baixa....
O ano esta acabando e eu estou desesperada,nao sei o que fazer e nem sei mais como estudar...
Me ajuda..Me manda resp...Me mostra uma solução....
Obrigada pela atenção...
Ps:se possivel me manda resp por e-mail tb

Responder esta

RSS

Blogue do Aprendendo Física

Carregando feed

Badge

Carregando...

© 2009   Criado por sergiolima no Ning.   Crie Sua Rede Social

Badges  |  Relatar um incidente  |  Privacidade  |  Termos de serviço

Entrar no bate-papo