Apesar de ser muito mais "justo" e correto, é difícil de me acostumar com esse tipo de mapa, tendo em vista que passei toda minha vida acostumado com o outro. Farei o esforço, porque é muito melhor ver o mundo da nossa forma.
Toda mudança nos causa um certo desconforto! Quando saímos do colo dos nosso pais para andar... um certo desconforto! Quando temos que nos responsabilizar por nossas atitudes, um certo desconforto.
Olhar o Mundo a partir do nosso ponto de vista, um certo desconforto!
Mas depois do desconforto inicial, vem a bonança :-)
Permalink Responder até Yuri em 18 março 2008 at 10:45
Nossa, prof. filósofo... mas tenho que concordar com o Gustavo... É realmente "estranho" olhar o mundo dessa maneira... até porque toda nossa vida nós nos acostumamos com os mapas com a europa vista no centro (Eurocetristas)... e agora ver mapas de cabeça para baixo... e com o brasil no meio... estranho...
Mas não tiro a razão do professor, toda mudança causa um pouco de desconforto... essa pode ser apenas mais uma...
Esse troço de mapas suleados é muito estranho...
Hoje eu instalei e testei o Google Earth pra ver como era ver o planeta de forma que o hemisfério sul seja o norte e, em alguns casos como o da minha casa, parece realmente mais real. Mas em outros como o do CP2 - Centro, parece muito estranho, parece que você não consegue identificar o local (minha opinião)...
Outra coisa.... esse trabalho aí de fazer um mapa suleado: é só pra fazer isso?? Tipo: só virar 180 graus e botar os nomes no lugar?? E precisa ser necessariamente o mapa mundi??
Não é fazer o hemisfério sul virar norte (isto não existe) é colocar o sul próximo da realidade!
Só é virar o mapa "de cabeça pra cima" se for um mapa mundi! Se for um mapa local, o sul do mapa deve coincidir com o sul local (que não fica nem pra cima nem para baixo!).
A idéia central, que vocês não conseguem entender é que o Sul, NOrte, Leste Oeste, num mapa devem coincidir com a realidade e nao com uma convenção! Depende do referencial!