Aprendendo Fisica

Aprendendo Física em Redes de Colaboração

Use este fórum para tirar dúvidas sobre a produção de mapas cinematicamente corretos!

Compartilhar

Responder esta

Respostas a este tópico

Veja aqui, um outro exemploi de mapa (no caso globo) suleado. Tirei esta fora num evento do Rio Centro...

Responder esta

Juro que não entendi o que tem a ver a foto do Rio centro !

Responder esta

Opa Juliana!

Não é a foto do Rio Centro :-) É o Globo Terretre com o Sul Geográfico voltado para cima, como vê um opbservador no Hemisfério Sul :-)

Capicthe?

Responder esta

Conclusão,é só virar o mapa de cabeça pra baixo,ou melhor,de cabeça pra cima!

Responder esta

Opa Beatriz!

Depende do mapa e do referencial. Para um mapa mundi basta virá-lo de cabeça pra cima, para um mapa do Rio de Janeiro, não necessariamente!

[]'s

Responder esta

Apesar de ser muito mais "justo" e correto, é difícil de me acostumar com esse tipo de mapa, tendo em vista que passei toda minha vida acostumado com o outro. Farei o esforço, porque é muito melhor ver o mundo da nossa forma.

Responder esta

Opa Gustavo!

Toda mudança nos causa um certo desconforto! Quando saímos do colo dos nosso pais para andar... um certo desconforto! Quando temos que nos responsabilizar por nossas atitudes, um certo desconforto.

Olhar o Mundo a partir do nosso ponto de vista, um certo desconforto!

Mas depois do desconforto inicial, vem a bonança :-)

abs.

Responder esta

Nossa, prof. filósofo... mas tenho que concordar com o Gustavo... É realmente "estranho" olhar o mundo dessa maneira... até porque toda nossa vida nós nos acostumamos com os mapas com a europa vista no centro (Eurocetristas)... e agora ver mapas de cabeça para baixo... e com o brasil no meio... estranho...

Mas não tiro a razão do professor, toda mudança causa um pouco de desconforto... essa pode ser apenas mais uma...

Abç

Responder esta

Esse troço de mapas suleados é muito estranho...
Hoje eu instalei e testei o Google Earth pra ver como era ver o planeta de forma que o hemisfério sul seja o norte e, em alguns casos como o da minha casa, parece realmente mais real. Mas em outros como o do CP2 - Centro, parece muito estranho, parece que você não consegue identificar o local (minha opinião)...

Outra coisa.... esse trabalho aí de fazer um mapa suleado: é só pra fazer isso?? Tipo: só virar 180 graus e botar os nomes no lugar?? E precisa ser necessariamente o mapa mundi??

Responder esta

Opa Rodrigo!

Não é fazer o hemisfério sul virar norte (isto não existe) é colocar o sul próximo da realidade!

Só é virar o mapa "de cabeça pra cima" se for um mapa mundi! Se for um mapa local, o sul do mapa deve coincidir com o sul local (que não fica nem pra cima nem para baixo!).

A idéia central, que vocês não conseguem entender é que o Sul, NOrte, Leste Oeste, num mapa devem coincidir com a realidade e nao com uma convenção! Depende do referencial!

abraços

Responder esta

não sei se é exatamente isso, mas acho que está certo....
só está faltando botar a rosa-dos-ventos....

Responder esta

É isso mesmo!

E um pequeno texto (do grupo) justificando porque esta representação é cinematicamente correta para um observador no Brasil/Rio de Janeiro!

[]'s

Responder esta

RSS

Badge

Carregando...

© 2009   Criado por sergiolima no Ning.   Crie Sua Rede Social

Badges  |  Relatar um incidente  |  Privacidade  |  Termos de serviço

Entrar no bate-papo